CICLO DE NATAL | O GRINCH

Por Adilson Carvalho

Theodor Seuss Geisel foi um autor infantil americano, cartunista político, ilustrador, poeta, animador e cineasta. Ele é conhecido por seu trabalho escrevendo e ilustrando mais de sessenta livros sob o pseudônimo Dr. Seuss. Seu trabalho inclui muitos dos livros infantis mais populares de todos os tempos, vendendo mais de seiscentas milhões de cópias e sendo traduzido para mais de vinte idiomas até o momento de sua morte em 1991, aos 87 anos. O Grinch (How the Grich Stole Christmas) realmente se tornou um de seus trabalhos mais populares, e também sua primeira adaptação para live action.

O curioso é que sendo um livro em que a história é contada através de uma sequência de ilustrações, com pouco texto, os roteiristas Jeffery Price e Peter S. Seamano precisaram fazer muitas adições no enredo para ter um longa-metragem, incluindo a maioria das rimas utilizadas no livro foram usadas no filme, embora algumas tenham sido ligeiramente modificadas e substituídas. O Grinch (Jim Carrey) é uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Quando era criança foi gozado pelos colegas, devido ao seu aspecto. Na escola apaixonou-se por uma garota que consequentemente apaixonou-se também por ele. Por ter sido gozado por todos no dia de Natal, exceto pela garota que por ele se apaixonou, fugiu e refugiou-se no alto de uma montanha numa caverna com o seu cão Max alimentando-se de lixo e fazendo máquinas avançadas a partir de sucata. A amargurada criatura decide então estragar a festa dos moradores da Cidade dos Quem, roubando presentes e enfeites com a ajuda de seu cãozinho Max. Ao mesmo tempo, a pequena Cindy Lou Quem (Taylor Momsen), moradora da Cidade dos Quem, observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites e quer saber o significado do Natal. Os caminhos de Cindy Lou e do Grinch se cruzarão e, juntos, conhecerão o verdadeiro espírito do Natal.

Dirigido por Ron Howard (O Código Da Vinci), foi a própria Audrey Geisel, viúva do Dr. Seuss, quem indicou a escolha de Jim Carrey para o papel depois de considerar os nomes de Jack Nicholson, Dustin Hoffman e Robin Williams. ao longo de 90 dias de filmagem, Carrey precisava dispor de duas horas diárias para receber a pesada maquiagem criada por Gail Ryan e Rick Baker (Um Lobisomem Americano em Londres, O Professor Aloprado) e mais uma hora para retirá-la. O ator reclamou bastante do desconforto no processo de sua transformação no personagem. Como forma de elogiar seu esforço, o diretor Ron Howard foi maquiado como o Grinch, para filmar um dia inteiro com o mesmo desconforto que o ator sentia, mas quando Jim Carrey o viu, não o reconheceu e não gostou nem um pouco de ter outro fazendo seu trabalho. Com narração de Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes), o filme estreou a tempo para o Natal de 2000 arrecadando cerca de US$ 345.823.032 mundialmente, ficando como o filme de Natal mais bem sucedido desde Esqueceram de Mim (1990). O filme recebeu três indicações ao Oscar nas categorias Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, e Melhor Maquiagem, ganhando por este último. No Globo de Ouro, Carrey foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Ator – Filme Musical ou Comédia. Em 201, a Universal Pictures e Illumination Entertainment lançaram um remake animado por computador com Benedict Cumberbatch (Shelock, Dr. Estranho) fazendo a voz do Grinch. O filme de Ron Howard está disponível na Globoplay.

Deixe um comentário