Adilson Carvalho

Wagner Moura fez história no Globo de Ouro, tornando-se o primeiro brasileiro indicado para o prêmio de melhor ator em drama por sua atuação em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. A indicação marca um momento histórico para a representação brasileira no Globo de Ouro, onde os artistas do país têm sido historicamente ignorados nas principais categorias de atuação. O reconhecimento de Moura segue sua vitória histórica no New York Film Critics Circle, onde se tornou o primeiro ator latino a ganhar o prêmio de melhor ator. Sua aclamada atuação no thriller político mostra a combinação característica do ator de contenção e volatilidade. Nascido em 27 de junho de 1976, em Salvador, Bahia, o ator tem carreira prolífica no cinema, TV e teatro. Vamos rever abaixo 5 filmes protagonizados por Wagner Moura, e onde encontrá-los no streaming.
#1. Taoca (Deus é Brasileiro, 2003). Wagner substituiu Selton Mello, inicialmente escalado, parao o papel de um pescador esperto que se torna o guia de Deus (Antonio Fagundes) de férias no Brasil. O filme levou o prêmio APCA na categoria de Melhor Ator por essa adaptação do texto de João Ubaldo Ribeiro, dirigido por Cacá Diegues. Disponível na Netflix.
#2. Capitão Nascimento (Tropa de Elite, 2007 / Tropa de Elite 2: I Inimigo Agora à Outro, 2010). Sem dúvida um dos papéis mais lembrados do ator, o policial considerado “incorruptível” pelos seus pares, ainda que comande uma equipe que se utiliza de artifícios pouco ortodoxos como tática investigativa. No segundo filme, ele vem como Tenente-Coronel e Subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. O ator ganhou como Melhor Ator no 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Disponível respectivamente na Netflix e Prime.

#3. Boca (Ó Pai O 2007). que tem um papel central em uma das cenas mais famosas do cinema nacional, quando ele, um homem branco, provoca o personagem Roque (Lázaro Ramos) com comentários racistas, levando Roque a um poderoso monólogo sobre a igualdade e a luta antirracista, que se tornou um marco cultural.
#4. João / Zero (O Homem do Futuro, 2011). Wagner interpreta um físico brilhante que viaja ao passado para reconquistar sua ex-namorada (Alinne Moraes) que o trocara por outro. O filme é uma divertida comédia de ficção científica, embalada por sucessos como Tempo Perdido na Legião Urbana. Disponível na Prime.
#5.Spider Ramos (Elysium, 2013). O ator divide a cena com Matt Damon e Jodie Foster no papel de um habilidoso hacker que ajuda Max (Damon) a invadir uma estação espacial, nesta ficção científica distópica dirigida por Neil Blomkamp. Disponivel no HBOMAX.