FELIZ ANIVERSARIO | KENNETH BRANAGH

Pot Adilson Carvalho

Personagem Shakespereano, cientista insano ou detetive metódico, Kenneth Branagh atuou de várias formas, e dirigiu obras que tocam temas diversos como vida após morte, histórias de espionagem e até super herois Marvel. Um dos mais destacados talentos britânicos de sua geração que inclui nomes como Colin Firth, Alan Rickman, Fiona Shaw e outros. Nascido em Belfast, Irlanda do Norte, ele começou atuando nos palcos fazendo Shakespeare, teve participação pequena e não creditada em Carruagens de Fogo (1981) mas impactou o mundo já em sua estreia atrás das câmeras, também atuando em Henrique V  (Henry V) , aclamada então como uma das melhores adaptações de Shakespeare , é levando Branagh aos 29 anos a ser comparado a Lawrence Olivier. Em 2021 seu filme autobiográfico Belfast recebeu o Oscar de Melhor Roteiro. Hoje jogamos nossa atenção a alguns de seus trabalhos comemorando seu aniversário de 65 anos.

#1. Roman Strauss / Mike Church (Voltar a Morrer). 1991. Lançado pouco depois do mega sucesso Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990), o filme de Branagh se destacou pelo tom de suspense impresso na trama que trata de reencarnação. Branagh interpreta um detetive particular de Los Angeles investigando o passado de uma mulher muda chamada Grace (Dame Emma Thompson), que sofre de amnésia total e tem pesadelos recorrentes envolvendo o assassinato de uma pianista chamada Margaret Strauss (Dame Emma Thompson) por seu marido, Roman (Sir Kenneth Branagh), em 1949. As sessões de hipnose com o antiquário Franklyn Madson (Derek Jacobi) revelam que os pesadelos são lembranças de outra vida e nada é o que parece ser. Na época Branagh e Thompson eram ainda casados e esse foi seu penúltimo filme juntos, de um total de seis. Disponível para compra no Apple TV.

#2. Victor Frankenstein (Frankenstein de Mary Shelley). 1994. Apesar de ter sido atacado pela crítica na época, o filme é bem melhor do que foi feito parecer na época, de fato sendo a versão mais próxima do romance da escritora inglesa, tantas vezes adaptada para as telas. O filme teve produção de Francis Ford Coppola, que dois anos antes fizera Drácula de Bram Stoker. Durante as filmagens Branagh e Helena Bohman Carter se envolveram romanticamente, o que levou à separação entre o diretor e Emma Thompson. Robert DeNiro ficou com o papel da criatura, papel que quase ficou com Arnold Schwarzenegger e Gerard Depardieu. Disponível para compra pela Prime Video.

#3. Príncipe Hamlet (Hamlet). 1996. A primeira versão cinematográfica completa do texto original shakespereano já feita , usando o texto do Segundo Quarto da peça (1604) com acréscimos do Primeiro Fólio (1623) para criar uma versão “completa”. Também foi a mais longa chegando a 4 horas e 2 minutos de projeção. Kate Winslet ficou com o papel de Ophelia depois de ter sido testada para o papel de Elizabeth em Frankenstein de Mary Shelley (1994), tendo impressionado o diretor na época. A Castle Rock Entertainment foi o único estúdio que concordou em financiar o ambicioso projeto de Branagh e atender às exigências de Branagh (filmagem em 65 mm, controle total sobre o filme, etc.) sob duas condições: Uma versão resumida do filme em 35 mm, com duas horas e meia de duração, para um lançamento mais amplo nas salas de exibição e um elenco multi estelar que incluiu Charlton Heston, Julie Christie, Jack Lemmon, Walter Mathau, Robin Williams, Billy Cristal, Derek Jacobi, e muito mais. Disponível para compra pela Prime Video.

#4. Thor (2011). Branagh não atua aqui, dirigindo a primeira adaptação do herói nórdico para o MCU, personagem do qual sempre foi fã. A Marvel deu ao diretor uma coleção completa de hqs do herói. Stan Lee queria muito fazer o papel de Odin, que acabou com Sir Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes). O filme revelou o talento de Tom Hiddlestone, no papel de Loki. O ator baseou sua atuação como Loki em três atores diferentes: Peter O’Toole (persona enigmática e imprudente), Jack Nicholson (persona nervosa e quase insana) e Clint Eastwood (persona com raiva latente). Disponível no Disney +.

#5. Hercule Poirot (Assassinato no Dia das Bruxas / Morte no Nilo / A Noite das Bruxas). 2017 – 2022 – 2023. O diretor estava ciente do exagero do bigode de seu personagem, mas justificou-o com o fato de que havia quinze citações no romance original mencionando o bigode. Branagh se tornou o 15º ator a interpretar o célebre detetive criado por Agatha Christie e que repetiu em mais dois filmes. O último filme da trilogia foi filmado completamente em formato digital, pouco depois de Belfast (2021), este feito em tom autobiográfico. Disponível no Disney +.

Deixe um comentário