ESTREIAS DA SEMANA | 18 DE DEZEMBRO

Adilson Carvalho

A história mergulha no coração da biodiversidade da região vulcânica de Pandora, onde a sobrevivência depende do fogo. Após a devastadora guerra contra a RDA e a perda do seu filho mais velho, Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) devem enfrentar uma nova ameaça: o Povo das Cinzas, uma tribo Na’vi extremamente agressiva, liderada pelo implacável Varang (Oona Chaplin). O misterioso clã é formado por guerreiros que controlam o fogo e cuja lealdade pode desequilibrar o destino do planeta. Diante de novos esforços humanos de colonização e do novo inimigo, a família de Jake deve lutar por sua sobrevivência e pelo futuro de Pandora, caso queiram as suas vidas normais novamente.
Avatar: Fogo & Cinzas (Avatar: Fire & Ash, 2025). Dir:James Cameron.Com Sam Worthington, Zoe Saldaña, Oona Chaplin, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Kate Winslet, Giovanni Ribisi, David Thewlis, Jamaine Clement. Ficção Científica.

No ano em que completamos 130 anos do nascimento do cinema, uma oportuna estreia do novo filme do cineasta de Boyhood – da Infância à Juventude (2014) revisita o surgimento da Nouvelle Vague, movimento francês do final dos anos 50 e início dos 60 que propunha filmes de baixo orçamento com foco em histórias mais reais, embebidas em análise psicológica, gravadas em locações e rompendo com o status quo vigente na produção cinematográfica da época. O ápice desse movimento foi o lançamento de Acossado de Jean-Luc Godard, cujos bastidores são revisitados por Linklater. O filme foi indicado ao Globo de Ouro de melhor filme musical ou comédia e foi eleito pela revista Time como “o melhor filme do ano” além de ter sido indicado no Gotham Awards, na categoria de Melhor Filme Internacional, indicado ao Independent Spirit Awards de melhor atriz coadjuvante, foi eleito pela prestigiada Cahiers du Cinéma um dos 10 melhores filmes do ano e teve cinco indicações ao Lumière Awards (incluindo melhor filme e melhor diretor), além de se destacar e receber elogios pelos festivais que vem sendo exibido, com 90% da crítica e 84% da aprovação do público no Rotten Tomatoes.
Nouvelle Vague (Nouvelle Vague) EUA 2025. Dir: Richard Linklater. Com Guillaume Marbeck, Zoey Deutch, Aubrey Dublin. Drama biográfico.

Produção nacional sobre Joana (Naura Schneider), uma jornalista de 50 anos, reflexiva sobre sua vida amorosa tumultuada depois de quatro casamentos, que somando lhe tiraram 25 anos. Inspirada por essa constatação, ela decide celebrar suas “Bodas de Prata” organizando um jantar com seus ex-maridos, sem revelar o motivo ou quem serão os outros convidados. Ao longo da noite, as tensões aumentam a cada nova chegada e os antigos conflitos ressurgem, mas também há espaço para lembranças divertidas e momentos de descontração. Com a ajuda de sua melhor amiga Andrea (Monique Curi), Joana navega por essa reunião caótica, onde o todos refletem sobre os desafios dos relacionamentos modernos, e a dificuldade de amar.
Meus Quatro Maridos. Bra 2025. Dir: Fred Mayrink & Naura Schneider. Com Naura Scneider, Monique Curi, Yoni Garrido, Antonio Fragoso, Bruno Padilha. Comédia.

Documentário revisitando vários filmes dos irmãos August e Louis Luimére, os pais do cinema como o conhecemos. O filme faz uma análise aprofundada da história da invenção do cinema e da vida no começo do século passado quando o nascimento da sétima arte mudou comportamentos e criou uma indústria de entretenimento.
Lumière – A Aventura (Começa Lumière l’aventure continue) FR 2025. Dir: Thierry Frémaux. Com Thierry Frémaux . Documentário.

Deixe um comentário