Por Adilson Carvalho

Recentemente, Brad Pitt vem sendo foco de notícias por sua relação conturbada com os filhos de seu casamento, seguido de divórcio atribulado, com a atriz Angelina Jolie, mas esse vencedor de dois Oscars, dois Globos de Ouro, dois SAG awards, um BAFTA por atuação, e um Emmy como produtor é um dos atores mais bem pagos de Hollywood. Pitt começou sua carreira de ator aparecendo em algumas séries de televisão como Dallas (1987). Ganhou destaque como o cowboy J.D no filme Thelma & Louise (1991), seguido de papeis bem sucedidos em Entrevista com o Vampiro (1994) e Lendas da Paixão (1994), pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro. Em 1995, recebeu aclamação da crítica por suas atuações no suspense Seven – Os Sete Pecados Capitais e na ficção científica Os Doze Macacos, pelo qual ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante e foi indicado Oscar na mesma categoria. Posteriormente, Pitt estrelou Clube da Luta (1999), Onze Homens & um Segredo (2001) e suas duas sequências em 2004 e 2007. Seus maiores sucessos comerciais foram Tróia (2004), Sr. & Sra. Smith (2005) e Guerra Mundial Z (2013). Sua segunda nomeação ao Oscar foi na categoria de Melhor Ator Principal, por seu papel no filme O Curioso Caso de Benjamin Button (2008). No ano seguinte Pitt teve atuação incrível sob a batuta de Quentin Tarantino em Bastardos Inglórios (2009) no qual interpretou o tenente Aldo Raine, um lutador americano pelejando contra os nazistas que ocuparam a França durante a Segunda Guerra Mundial. O filme foi um sucesso na bilheteria, ganhando 311 milhões de dólares em todo o mundo, e na crítica, e recebeu vários prêmios e indicações, incluindo oito indicações ao Oscar e dez indicações aos Prêmios Critics’ Choice Movie, vencendo, inclusive, Melhor Elenco. Pitt conseguiu sua terceira indicação na mesma categoria em O Homem que Mudou o Jogo (2011), mas levou a estatueta por seu papel como Cliff Booth no filme Era Uma Vez em Hollywood (2019), novamente dirigido por Tarantino. Vamos comemorar o aniversário deste grande ator com algumas curiosidades sobre sua vida e carreira:
#1. O ator é proibido de entrar na China desde que fez Sete Anos no Tibet (2007) no qual viveu o alpinista austríaco Heinrich Harrer, cuja tentativa de escalar o pico do Himalaia foi interrompida pela Segunda Guerra. Ainda assim fez amizade com o Dalai Lama, ganhando maturidade e humildade.

#2. Brad Pitt e Jennifer Aniston (Friends) foram casados por cinco anos e formaram uma das uniões mais icônicas dos anos 2000. Os atores se encontraram pela primeira vez em um encontro às cegas, arranjado pelo agente deles. O ator chegou a aprender grego para impressionar Jennifer, que tem descendência grega. Os atores se separaram depois do envolvimento de Pitt com Angelina Jolie, que começou nas filmagens de Sr. e Sra Smith (2005)
#3. O papel de Cable, vivido por Josh Brolin em Deadpool 2 (2018) quase foi de Brad Pitt, mas conflitos na agenda do ator atrapalharam a negociação. Outro papel que quase ficou com Pitt foi o de Neo em Matrix (1999), que ficou com Keanu Reeves.
#4. Os filmes favoritos do ator são O Planeta dos Macacos (1968), Os Embalos de Sábado à Noite (1977) e o filme de guerra Bosniano Remake (2003).

#5. O ator namorou a atriz Gwyneth Paltrow na época que fizeram juntos Seven – Os Sete Pecados Capitais (1995).
#6. O ator dublou o Metroman, super heroi paródia do Superman na animação Megamente (2010), que a princípio foi planejada para ser um live action a partir da premissa “E se Lex Luthor derrotasse o Superman?”.