Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
por Sérgio Cortêz
Memória Rádio Vintage: o Walkman

As novas gerações podem não reconhecê-lo – nem mesmo o seu sucessor, o Discman -, mas saibam que, durante anos, o Walkman fez a cabeça (e os ouvidos) de muita gente. Era o início da liberdade, da livre escolha daquilo que se queria ouvir, o fim da dependência em relação ao rádio. Bastava colocar uma fita cassete e sair por aí, caminhando e curtindo o seu som preferido – e também torcendo para que a fita não embolasse!
O Walkman foi criado em 1979 pelo coordenador do setor de áudio da Sony, Nobutoshi Kihara, para um sócio da empresa que ansiava por uma maneira de escutar ópera durante o trabalho. Por sinal, o mesmo sócio detestava o nome Walkman e pediu para que fosse alterado. Todavia, uma campanha de divulgação já tinha sido iniciada e alterar o nome tornar-se-ia oneroso demais. Quando o primeiro aparelho ficou pronto, em abril de 1979, os vendedores não acreditaram na ideia e acharam que o Walkman teria pouca saída. Não obstante, foi exatamente o contrário: cerca de 1,5 milhões de aparelhos Walkman foram vendidos entre 1979 e 1981 – ou seja, um estrondoso sucesso!
Natural: com o Walkman, a música passou a embalar nossos caminhos, como se os passos dados marcassem os compassos das belas canções que passamos a ouvir por aí, a partir de então…
*****