Marcelo Kricheldorf começa uma série de matérias no cinemacompoesia cobrindo os indicados ao Oscar e as histórias de bastidores do maior prêmio da indústria cinematográfica.

Hoje, a partir das 10:30 (horário de Brasília), sai a lista dos indicados ao Oscar 2026. A estatueta da Academia é um dos prêmios mais prestigiados da indústria cinematográfica. Mas você já se perguntou como funciona o processo de votação que leva à escolha dos vencedores? Neste artigo, vamos explorar o processo de votação no Oscar e como ele é realizado. Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) são os responsáveis por votar nos Oscar. A Academia é composta por mais de 10.000 profissionais da indústria cinematográfica, incluindo atores, diretores, produtores, roteiristas, editores e outros especialistas. Para se tornar um membro, é necessário ser convidado pela Junta Administrativa da Academia, geralmente após demonstrar uma carreira de distinção ou receber uma indicação prévia ao prêmio.
Os filmes são selecionados para as categorias do Oscar através de um processo de votação preliminar. Os membros da Academia votam em filmes que foram lançados no ano anterior e que atendem aos critérios de elegibilidade. Os filmes com mais votos em cada categoria são selecionados como indicados. O sistema de votação do Oscar é baseado em um sistema de voto preferencial. Os membros da Academia votam em filmes que consideram os melhores em cada categoria, listando-os em ordem de preferência. Os votos são então contados e os filmes são eliminados até que um vencedor seja determinado. Os votos são contados por uma empresa de auditoria independente, Ela é responsável por verificar a autenticidade dos votos e garantir que o processo de votação seja justo e transparente.
A diversidade e inclusão são fundamentais para o sucesso do Oscar. A Academia tem trabalhado para aumentar a diversidade entre seus membros e garantir que os filmes indicados reflitam a diversidade da indústria cinematográfica. Em 2020, a Academia implementou novas regras para aumentar a diversidade e inclusão nos filmes indicados. O sistema de votação do Oscar tem sido criticado por ser elitista e não refletir a diversidade da indústria cinematográfica. Alguns críticos argumentam que o sistema de voto preferencial pode levar a resultados inesperados e que os membros da Academia podem ser influenciados por campanhas de marketing. A Academia tem implementado mudanças recentes no processo de votação para aumentar a diversidade e inclusão. Em 2020, a Academia anunciou que os filmes indicados devem atender a novos critérios de diversidade e inclusão para serem elegíveis. As campanhas de marketing desempenham um papel importante no processo de votação do Oscar. Os estúdios de cinema gastam milhões de dólares em campanhas de marketing para influenciar os membros da Academia e garantir que seus filmes sejam indicados. O Oscar continua a ser um dos prêmios mais prestigiados da indústria cinematográfica. No entanto, a Academia precisa continuar a trabalhar para aumentar a diversidade e inclusão e garantir que o processo de votação seja justo e transparente.