Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
Sérgio Cortêz
Retrato Em Branco e Preto: “O Poderoso Chefão” (The Godfather, 1972)

Dirigido pelo icônico Francis Ford Coppola e trazendo em seu elenco nomes como Marlon Brando, James Caan, Diane Keaton, Robert Duvall, John Cazale e Al Pacino, O Poderoso Chefão (The Godfather) é o tipo de película que faz o espectador esquecer a pipoca. Ao mesmo tempo em que não economiza no quesito violência, valoriza os conflitos pessoais observados nas conturbadas relações entre suas personagens, além das disputas de poder envolvendo as cinco grandes famílias da Máfia.
Baseado no romance de Mário Puzzo, o longa guarda para os minutos finais a cartada de gênio do texto original: fica claro que o grande chefão mencionado no título (ou, no caso, o “padrinho”, o Godfather do título em Inglês) não se trata de Dom Vito Corleone (Marlon Brando), mas sim de seu filho, Michael Corleone (Al Pacino) – justamente aquele para quem o pai havia planejado um futuro bem distante das atividades da família.
Além de faturar algumas estatuetas do Oscar, o filme teve duas sequências: O Poderoso Chefão – Parte 2 (1974), que enfatiza as origens dos negócios e a ascensão de Vito Corleone e estabelece o poder de Michael Corleone à frente da família, e O Poderoso Chefão – Parte 3 (1993), que mostra a tentativa de Michael em sanear os negócios para torná-los legais a um futuro sucessor. “O Poderoso Chefão é aquele tipo de clássico que parece não envelhecer, a despeito dos mais de cinquenta anos que se passaram desde sua estreia nas telonas. Um filme perfeito, sem retoques.
*****