HQ TERRITORIO NEUTRO | SPAWN ORIGENS – VOLUME 4 (PANINI)

Por Leandro “Leo” Banner

Reunindo as edições de SPAWN #21-26, este volume de inicia com o arco em quatro partes denominado A CAÇADA, com roteiro e arte de Todd McFarlane , e gira em torno da tentativa de eliminar Terry Fitzgerald, supostamente responsável pela exposição de Jason Wynn pela subtração de armas das Forças Especiais armazenadas em um depósito secreto. Por conta disso, Wynn destaca um grupo de agentes para eliminar Fitzgerald, enquanto o mafioso Don Vito Gravano reconvoca o reconstruído e aprimorado ciborgue Chacina para acabar de uma vez por todas com o defensor dos becos, e acaba descobrindo que Fitzgerald pode ter alguma relação com ele. Uma série de acontecimentos leva Terry a ser emboscado nos becos, e Spawn precisa usar de toda sua astúcia para escapar da perseguição dos detetives Sam Burke e Twitch Williams para tentar salvar a vida de seu amigo da fúria incontrolável dessa nova versão do Chacina. Com sua conclusão na edição #24, pode-se dizer que este foi o melhor arco do personagem produzido pelo seu criador até este momento, mas não se iludam, isso não quer dizer muita coisa, pois ainda que seja um pouquinho melhor do que a média das histórias escritas por McFarlane, está muito longe de ser algo que dê aquela satisfação em ler e reler. Ainda que o grande destaque seja a arte, percebe-se que Todd McFarlane está forçando cada vez mais os limites do seu expressivo estilo para uma tendência cada vez mais cartunesca. Não compromete tanto, mas causa algum espanto em determinados momentos.

Em SPAWN #25, a história TREMORES conta com roteiro de McFarlane, desenhos de Marc Silvestri e arte-final de Billy Tan e Matt Banning, e traz um suposto demônio querendo se vingar de Vito Gravano por razões que só ele sabe (e são reveladas no decorrer da história). Enquanto isso, Terry Fitzgerald, encerradas todas as perseguições contra sua pessoa, tenta retomar sua rotina profissional e conversa com sua esposa, Wanda Blake, acerca dos acontecimentos dos últimos meses que levaram à série de confusões que se abateram sobre a vida do casal. Uma história simplesmente MEDONHA de ruim! Nem os desenhos de Silvestri salvam essa bomba.
Fechando o volume, SPAWN #26 a história AS TREVAS conta com roteiro de McFarlane e Neil Gaiman, desenhos de Greg Capullo e arte-final de McFarlane e Capullo, com o Conde Cogliostro esclarecendo a Al Simmons um pouco mais do que verdadeiramente aconteceu com ele no momento em que decidiu fazer um pacto com um demônio para retornar à vida, ao mesmo tempo em que um maltrapilho Fred Barnett perde a guarda de sua filha menor por falta de condições financeiras para mantê-la e as hostes do submundo se preparam para uma guerra que está para eclodir entre o Céu e o Inferno. Mesmo com a participação de Gaiman no roteiro, mais uma história ruim, numa trama rasa com pretensões de profundidade, e aquela costumeira e desnecessária verborragia confundida com qualidade. Confesso que não gostava muito de SPAWN na época em que foi lançado no Brasil pela Abril na década de 1990, mas depois que parei de ler e acompanhar na época, me perguntava se talvez não devesse ter dado mais uma chance ao personagem, pois sempre via uma ou outra pessoa fazendo algum elogio. Quando do relançamento das histórias do Soldado do Inferno aqui no Brasil desde o início, me dispus a retomar e acompanhar a partir de onde tinha parado naquela época de coração aberto e sem preconceitos, mas sinceramente… não é fácil! 😝
Definitivamente, uma edição “para os fortes”, mas (ainda) vou perseverar um pouco mais.

Avaliação: 2/5

Vida longa e próspera e até a próxima!🖖🏻

Um comentário

Deixe um comentário