Por Marcelo Kricheldorf
A Evolução do Gênero Ficção Científica: Uma Jornada desde os Primórdios do Cinema

A ficção científica é um gênero cinematográfico que tem evoluído significativamente ao longo dos anos. Desde os primórdios do cinema até os dias atuais, a ficção científica tem sido um reflexo da imaginação humana e da curiosidade sobre o universo e o futuro. Neste texto, vamos explorar a evolução do gênero ficção científica, desde o filme Viagem à Lua (1902) passando por filmes recentes como A Chegada (Arrival, 2016) e chegando até hoje.
O filme Viagem à Lua (Le Voyage dans la lune, 1902), dirigido por Georges Méliès, é considerado um dos primeiros filmes de ficção científica da história do cinema. A história segue uma expedição que viaja para a Lua e encontra uma série de obstáculos e criaturas estranhas. O Mundo Perdido (The Lost World, 1925), mistura de aventura e ficção científica que conta a história de uma expedição que descobre um mundo literalmente perdido. Metropolis (Idem,1927), dirigido por Fritz Lang, um dos primeiros clássicos da ficção científica. A história se passa em uma cidade futurista onde os trabalhadores são tratados como máquinas e onde a classe dominante vive em luxo e conforto. A década de 1950 foi um período de grande popularidade para a ficção científica. Filmes como O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still,1951), ficção científica que explora a ideia de uma invasão alienígena.

A Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 1953), ficção científica que conta a história de uma invasão alienígena na Terra. Foram grandes sucessos de bilheteria e ajudaram a estabelecer a ficção científica como um gênero importante na década de 50. As décadas de 1960 e 1970 foram um período de grande experimentação e inovação na ficção científica. Filmes como 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001 – A Space Odyssey, 1968), ficção científica que explora a evolução da humanidade e a possibilidade de vida extraterrestre. O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968), ficção científica que conta a história de uma expedição que descobre um planeta habitado por símios inteligentes. E Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971), ficção científica que explora a ideia de uma sociedade futurista e a relação entre a violência institucionalizada e a violência do indivíduo. Foram grandes sucessos de crítica e público e ajudaram a estabelecer a ficção científica como um gênero importante e respeitado. As décadas de 1970 e 1980 foram um período de grande popularidade para a ficção científica, através dos chamados blockbusters. Filmes como Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977), ficção científica que criou um universo próprio de fantasia e aventura. Alien,O Oitavo Passageiro (Alien, 1979), filme que mistura terror com ficção científica e segue a tripulação de uma nave, enquanto eles tentam sobreviver e escapar do ataque de uma criatura alienígena. Foram grandes sucessos de bilheteria e ajudaram a estabelecer a ficção científica como um gênero importante e lucrativo.

As décadas de 1980 à 2009 foram um período de grande experimentação e inovação na ficção científica. Filmes como Blade Runner – O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982), ficção científica noir que explora a ideia de uma sociedade futurista e a possibilidade de vida artificial. Seguem-se as continuações Aliens, O Resgate (Aliens, 1986), O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back,1980) e O Retorno de Jedi (The Return of Jedi,1984). O Exterminador do Futuro 1 e O Exterminador do Futuro 2 (Terminator,1984; Terminator 2: Judgment Day, 1991), filmes de ficção científica que exploram a ideia de uma guerra entre humanos e máquinas. De Volta para o Futuro 1,2,3 (Back to Future 1,2,3; 1985; 1989; 1990), filmes que são uma mistura de aventura, comédia, romance e ficção científica com viagem no tempo. Considerado um clássico da cultura pop dos anos 80. Matrix (Idem,1999),.filme de ficção científica que explora a ideia de uma realidade virtual e a luta humana contra as máquinas. Avatar (Idem, 2009), filme ambientado em um planeta, onde uma corporação mineradora está explorando os recursos naturais do planeta, ameaçando a existência dos nativos, Foram grandes sucessos de crítica e público na primeira década dos anos 2000. A década de 2010 foi um período de grande complexidade e inovação na ficção científica. Filmes como A Origem (Inception, 2010), ficção científica que explora a ideia de uma realidade sonhada e a possibilidade de controle mental dos sonhos. E Interestelar (Idem, 2014), ficção científica que explora a ideia de uma viagem interestelar e a busca por um novo lar para a humanidade. Finalmente em A Chegada (Arrival, 2016), ficção científica no qual uma intérprete que é recrutada pela CIA para comunicar-se com uma nave espacial alienígena que aterrissou na Terra. Todos os filmes citados ajudaram a estabelecer a ficção científica como um gênero importante e respeitado.

Por fim, a evolução do gênero ficção científica é uma jornada que começou nos primórdios do cinema e continua até os dias atuais. Nesse período a evolução tecnológica se fez presente através de efeitos especiais cada vez mais avançados que ajudaram a moldar o gênero de forma definitiva.Bem vindos ao mundo da ficção científica.
parabéns pelo artigo
CurtirCurtir